O projecto “Menos Tuberculose Pedreiras” dirige-se a trabalhadores da indústria de extracção e transformação da pedra dos concelhos de Penafiel, Marco de Canaveses e Castro Daire.

As Unidades de Saúde Pública do Vale do Sousa Sul e do Baixo Tâmega, em conjunto com o Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Norte, identificam este grupo de risco como um dos principais motivos para a maior incidência de tuberculose nos concelhos de Penafiel e Marco de Canaveses, em comparação com a restante região norte e com o país. A situação de trabalhadores dos concelhos de Penafiel e Marco de Canaveses a exercer funções em Castro Daire tem merecido particular atenção, pelo que a Unidade de Saúde Pública de Dão Lafões e o Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro integram a equipa do projecto.

A intervenção consiste na realização de rastreio de tuberculose doença e infecção tuberculosa latente aos trabalhadores das empresas identificadas como de maior risco para tuberculose, com garantia de encaminhamento e tratamento dos casos identificados.

Este rastreio será realizado pelos serviços de saúde do trabalho, em colaboração com a equipa do projecto, as Unidades de Saúde Pública e os Centros de Diagnóstico Pneumológico.

 

O projecto irá decorrer entre 2018 e 2020 e pretende-se que os serviços de saúde do trabalho adquiram a experiência para continuar o rastreio após o projecto, nas empresas em que se justifique.

 

FINANCIAMENTO

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now